sábado, 28 de maio de 2011

FLUTUAÇÃO E TRILHA NO RIO DA PRATA - RECANTO ECOLÓGICO - BONITO - MS


A flutuação é realizada em grupos de até 9 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Primeiramente você receberá o equipamento adequado, já incluso no valor, para o mergulho no rio. Para alcançar a nascente do rio Olho D'água, de onde começam os mergulhos, o grupo é transportado até a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O passeio de ecoturismo inicia-se então com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha interpretativa. Inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias são encontradas no trajeto, e existem boas chances de se observar aves e animais silvestres. Dentre as espécies de mamíferos encontradas está o macaco-prego, bugio, cotia, queixada, cateto, quati e outras.

A trilha termina na nascente do rio Olho D'Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas, onde é realizado um breve treinamento para a flutuação. O guia ajudará todos a se equipar para o mergulho no rio e exploração dos arredores.


A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático fantástico, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Você se verá cercado por piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal. Com sorte, um jacaré, uma sucuri ou até mesmo uma lontra poderão cruzar o seu caminho.

Você flutuará rio abaixo, percorrendo em torno de 2 km, até o encontro dos rios Olho D'Água e Rio da Prata. Nesse ponto, será possível escolher entre continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco de motor elétrico. O passeio tem duração total em torno de 4 horas.

Ao final do passeio, um delicioso almoço com comidas típicas de Mato Grosso do Sul estará à sua espera. Depois, é deitar na rede e curtir a sensação maravilhosa de estar tão próximo à natureza.

Para assegurar uma aventura segura, o passeio possui um Sistema de Gestão de Segurança certificado pela ABNT e Inmetro.

Obs: Todo o equipamento obrigatório (roupa de neoprene de 5mm, bota de neoprene, máscara e snorkel) e opcional (colete salva-vidas) está incluso no valor do passeio, assim como seguro contra acidentes e guia especializado.




Fonte: www.bonitoweb.com.br



quinta-feira, 26 de maio de 2011

PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS MARANHENSES - BARREIRINHAS - MA



A grande pedida é descer o Rio Preguiças, que margeia o Parque dos Lençóis até desembocar no Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras. No trajeto, são obrigatórias as paradas para aproveitar tudo o que o lugar tem a oferecer: dunas, lagoas e paisagens de tirar o fôlego. Grandes atrações do percurso são as comunidades de Caburé, Atins e Mandacaru, com destaque, nesta última, para o farol, de onde se tem uma visão inigualável do Parque. Caburé e Atins contam com chalés onde é possível hospedar-se com comodidade.

Em Barreirinhas aproveite para comprar peças de artesanato local, feitos da palha da palmeira de buriti.

Visitas às lagoas Azul e Bonita devem estar incluídas no roteiro. Para a Lagoa Azul o transporte é carro de tração, percorrendo trilhas, passando por povoado e enfrentando desafios. A viagem de ida e volta leva duas horas, e a recompensa é garantida. O lugar é lindo e o banho pra lá de refrescante. A Lagoa Bonita fica um pouco mais longe, cerca de 30 quilômetros por trilhas. Sugere-se levar água e lanche para os passeios demorados.

Circuito dos Lagos –
Esse roteiro é praticado a partir do mês de abril. É formado pelos lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa. Constitui-se num dos mais belos passeios dos Lençóis Maranhenses, onde o visitante tem a oportunidade de contemplar toda a riqueza da flora e fauna aquáticas da região e, ainda manter contato com as Comunidades de Bebedouro, Boa Vista, São Francisco e Ponta Verde.

Circuito das Aves –
É o passeio perfeito para os observadores de aves. A região conhecida como murici, concentra o maior ninhal de aves do Parque. Nele o visitante terá contato com a maior lagoa dos Grandes Lençóis, a lagoa das cabras. Para quem gosta de caminhadas é o mais importante passeio para o interior do Parque.

Circuito Oásis do Parque – É formado pelas Comunidades de Queimada dos Britos e Queimada dos Paulos. A região foi considerada pelo IBAMA como Zona Primitiva. Acredita-se terem sido os primeiros moradores do Parque. As maiores e mais belas dunas estão nesta região localizada no interior do Parque. Este passeio é realizado a pé, a cavalo ou mesmo de bicicleta.

Circuito Águas do Rio Alegre –
Neste passeio o visitante tem a oportunidade de conhecer o rio Alegre e algumas Comunidades ribeirinhas do Parque. Após baixar o nível das águas, formam-se inúmeras praias fluviais entre Santo Amaro e Espigão. São diversos os locais de banho, como Barreira das Pacas, Pagão, Almoçador, Igarapé da Roça, Mosquitos, Mulundus e Ponta do Espigão. Suas águas transparentes proporcionam um banho gostoso e seguro para adultos e crianças.

Circuito Costa Leste –
É um passeio realizado pelas maiores dunas do Parque, partindo-se da Ponta do lago Santo Amaro chega-se até as Praias dos grandes Lençóis, como a praia dos Carutos, praia da Salsa entre outras. São 70 quilômetros de praias desertas e semi-desertas. As mais belas lagoas do Parque estão nesse roteiro.

Circuito Litoral – Nesse passeio o visitante além de contemplar as belezas naturais da região, terá a oportunidade de conhecer uma das mais belas Comunidades do Parque que é o Povoado de Travosa e ainda conhecer o inicio do Parque na Barra da Baleia. A paisagem é formada por dunas, lagoas, mangues e matas de restinga.

Circuito do Cajueiro/Gaivota –
É o mais rápido passeio aos atrativos do Parque. Integra as lagoas do Taquiri, da Serra, e Gaivota. Juntas formam o principal cartão de visitas dos Lençóis Maranhenses. Já serviu de cenário para filmes e comerciais.

Circuito Comunidades do Parque –
São Francisco, Ponta Verde, Travosa e Betânia. Na Comunidade de Betânia é possível experimentar os tradicionais doces da Culinária Santo Amarense, como o doce de caju, murici e butiriti.
Fonte: Setur-MA.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PESCARIA NO PANTANAL EM CORUMBÁ - MS / BARCO HOTEL MILLENIUM






Barco Hotel Millenium
   
    São os Rios do Pantanal que recebem a visita do mais confortável, seguro e moderno Barco Hotel da região. Com uma estrutura profissional, treinada, gentil e qualificada o Millennium tem uma das melhores tripulações do Pantanal, com uma equipe focada exclusivamente na qualidade do atendimento ao turista.


 - acomodação para até 30 pessoas;
 - 02 motores propulsores e 2 geradores;
 - água tratada, sistema de filtragem e caixa séptica;
 - sistema de oxigenação das iscas;
 - sistema sonar de navegação;
 - telefone via satélite;
 - 10 suites climatizadas para até 3 pessoas;
 - restarurante e sala de estar, tv, dvd e videoke climatizados;
 - mesas para jogos e esteira de ginástica;
 - 02 decks com duchas externas.
 - Traslado Aeroporto de Corumbá / Porto / Aeroporto de Corumbá;
 - Café da manhã, almoço e jantar;
 - Bebidas (Água, Cerveja e Refrigerante) para consumo á bordo sem cota;
 - Barco, motor, piloteiro e gasolina;
 - Iscas Vivas (Tuvira, Cascudo, Caranguejo, Piranboia, Curimbatás);

Datas disponíveis e preços: (Sob Consulta)



 - Grupo de 16 pessoas
 - Grupo de 18 pessoas
 - Grupo de 20 pessoas
 - Grupo de 22 pessoas
 - Grupo de 24 pessoas
 - Grupo de 26 pessoas
 - Grupo de 28 pessoas
 - Grupo de 30 pessoas     


- 30% de sinal e o saldo pode ser dividido pelo número de meses que antecederem a viagem;
- 50% sinal e saldo restante até 10 dias antes da viagem.


 - Para pescar no Pantanal é necessário portar a licença de pesca que pode ser retirado pelo Site: http://servicos.ibama.gov.br/cogeq/index.php?id_menu=42 .




Maiores informações - (67) 2109-8020

sábado, 21 de maio de 2011

ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE ÁGUAS DA PRATA - INTERIOR DE SÃO PAULO



Pertinho de Minas Gerais, até para quem sai de São Paulo, a viagem vale muito! Águas da Prata fica quase na divisa com Minas Gerais e é um verdadeiro paraíso de belezas naturais! Só de cachoeiras, a cidade conta com 58! Há atividades como arvorismo e trilhas, e você ainda pode visitar as fazendas históricas da região.

Águas da Prata é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.



O município de Águas da Prata deve sua existência em razão de grande quantidade de sais minerais encontradas em suas águas sendo que a origem do nome vem de uma corruptela do tupi-guarani “Pay tâ” que ao ser pronunciada pelos portugueses tornou-se “Prata” “Pay tâ” que quer dizer em tupi-guarani “água dependurada” em virtude da alta mineralização das águas que ao escorrerem próximas as minas formam estalactites. Nas nascentes era constatada a presença de animais silvestres como: antas, veados, capivaras, queixadas, porco do mato e muitos outros.

O dentista Rufino Gavião observando constatou através de uma primeira análise as múltiplas propriedades medicinais das águas existentes. A divulgação propagou-se e iniciou-se as margens da ferrovia a construção das primeiras casas, com a construção do primeiro hotel e pensões. Em 1876 foi instalada a primeira engarrafadora de água no então bairro de São João da Boa Vista, que passou a Distrito em 1926 com denominação de estância hidromineral, obtendo sua emancipação político administrativa em 3 de julho de 1935.

Em sua topografia conta com dois picos:

- O Mirante da Laginha, que, além de oferecer uma vista maravilhosa, tem instalados, no seu topo, várias torres de retransmissores de televisão, bem como atendimento de suporte da Cesp, Telesp, Polícia Militar, etc.

- Pico do Gavião, que os aficionados de voo livre utilizam para a prática do esporte de Asa Delta e Paraglider.

O município conta com cachoeiras, cascatas, lagos artificiais e trilhas que atendem a toda faixa etária, onde o turista tem oportunidade de experimentar um contato com a natureza. Possui uma unidade de conservação estadual com aproximadamente 48 hectares.

Para chegar em Águas da Prata saiba que a viagem tem seu início na rodovia dos Bandeirantes (SP-348), para quem viaja de carro. Já em Campinas é necessário contornar a cidade pela rodovia D. Pedro I (SP-065) e entrar na Adhemar de Barros (SP-340), indo até o trevo de Aguaí.





quinta-feira, 19 de maio de 2011

POÇO DAS ANTAS - MONGAGUÁ - LITORAL DE SÃO PAULO



Poço das Antas, o mais visitado de Mongaguá. Parque ecológico com piscinas de água natural e corrente com trilhas ecológicas e corredeiras. Oferece como infra estrutura estacionamento gratuito, churrasqueiras, sanitários, guarda-vidas e posto de atendimento médico.

Mongaguá possui várias trilhas Ecológicas que só agora começam a ser operacionalizadas, como a visita a Aldeia Indígena tupi-guarani localizada em Reserva Ambiental da Mata Atlântica, no complexo dos três rios: Bichoró, Mineiro e Aguapeú, onde o turista poderá conhecer a aldeia, sua cultura e adquirir artesanatos indígenas.

A travessia e feita de barco, e o turista pode ainda conhecer e apreciar a riqueza de sua fauna e flora, com variados tipos de plantas medicinais , ornamentais e diversos pássaros exóticos.

Visitar o Parque Ecológico de Mongaguá é conhecer um pouco da natureza. Ideal para grupos de estudantes, pois o parque que fica de frente para praia, abriga um viveiro com mais de 40 tipos de aves, possui também o Aquário municipal com mais de 60 espécies de peixes exóticos e ornamentais. Logo na entrada o visitante depara com lagos e cisnes, onde está localizado o pavilhão da natureza que conserva variado mostruário de pedras , cristais, minerais e porções de areia de todas as praias do litoral paulista. Vale a pena conferir.

Acesso pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega a 700 metros do centro da cidade. Maiores informações pelo tel. (013) 3448 5120.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS - RJ - CLIMA DE MONTANHA, MUITO VERDE E PICOS





A belíssima Região das Agulhas Negras é formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis; além dos distritos turísticos de Penedo, Visconde de Mauá, Serrinha do Alambari e outros.

Se você procura conjugar paz, tranquilidade, belos cenários com natureza exuberante e preservada com suas matas, rios, cachoeiras, ar puro, o canto dos pássaros e diversidade de fauna e flora, você encontrou o seu lugar.

A Região das Agulhas Negras recebe visitantes do Brasil inteiro e possui excelente infra-estrutura hoteleira. Sua altitude varia de 407 a 2789m (Pico das Agulhas Negras, localizado no Maciço do Itatiaia - Parque Nacional do Itatiaia), atingindo temperaturas que variam de 25ºC até 5ºC negativos.

Para os que gostam de aventura, as trilhas ecológicas são opção para a prática de acquatrekking, montanhismo, rapel, cavalgadas e circuitos offroad. A gastronomia é outro ponto forte da região.





A região é ideal para quem procura tranqüilidade. Mas não foi só a natureza quem caprichou. A colonização européia também trouxe uma cozinha requintada, que juntamente com a mineira, apresenta uma série de opções. A região possui ainda ótima infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, opções de passeios e atividades de aventura.

Como Chegar?
Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo seguir a Rodovia Presidente Dutra (BR-116),onde uma placa indica a entrada da Rodovia Rubens Mader (RJ 163).
Por Ar: Aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo recebem vôos das principais capitais brasileiras e vôos internacionais.



domingo, 15 de maio de 2011

PARQUE DAS CAVERVAS - VALE DO RIBEIRA - IPORANGA - SP







" O PARQUE DAS CAVERNAS "

O PETAR é um dos Parques mais antigos do Estado de São Paulo, criado através do Decreto nº 32.283 de 19/05/1958. O PETAR conta com uma área de 35.712 ha, visando resguardar e proteger o rico patrimônio natural da região do Alto Ribeira, representado pela importante biodiversidade dos remanescentes de Mata Atlântica, pelos sítios paleontológicos, arqueológicos, históricos e por abrigar uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil com mais de 300 cavernas cadastradas pela SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia.

CAVERNAS DO PETAR

 A existência de matas bem conservadas, aliada à característica de relevo escarpado e cárstico, que faz frente aos ventos do Atlântico Sul, resulta em grandes quantidades de chuva, cuja água é armazenada e escoada por densa drenagem superficial e subterrânea. A região funciona como um enorme reservatório de água para o futuro. Deslumbrantes cachoeiras, formadas por rios cristalinos, lançam-se rumo às planícies, através de altitudes que variam de 200 a mais de 1.000 metros.

Correndo rápido pela acentuada declividade desta porção da Serra de Paranapiacaba, as águas pluviais, saturadas de ácido carbônico proveniente de solos altamente húmicos dos seus arredores, penetram nas fissuras rochosas e desgastam continuamente o calcário, abrindo dutos e galerias, originando um dos espetáculos mais incríveis da natureza: as cavidades naturais ou cavernas calcárias. Seus impressionantes e magníficos espeleotemas (estalactites, estalagmites, cortinas, colunas, flores, etc.) atestam esta contínua e lenta evolução.

Todo um mundo à parte, condicionado pela ausência de luz, encerra-se nestas cavernas, com espécies adaptadas a viverem apenas nestes ambientes, os troglóbios como o bagre-cego (Pimelodella kronei) ou o grilo cavernícola, entre outros, ou dependentes dela, os troglófilos como algumas espécies de morcegos. O alimento para pequenos insetos, aracnídeos, crustáceos, peixes, entre outros, é trazido tanto pelo rio que corta a caverna, como pelas fezes dos morcegos. Esta característica aumenta ainda mais a complexidade da biodiversidade local. Conheça mais sobre a formação das cavernas visitando : http://www.cavernas.com.br

PRESERVAÇÃO DO PETAR

Minerações ilegais, extração de palmito, caça e pesca, contaminação de rios, desmatamentos, são algumas formas de agressão que ameaçam o PETAR. Além dos trabalhos de fiscalização, os esforços de preservação têm envolvido as comunidades tradicionais que vivem na Unidade e na região de entorno do Parque, criando alternativas econômicas como o ecoturismo, com formação de monitores locais. Sob a responsabilidade do Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, a implantação do PETAR é realizada por equipe técnico-administrativa e de guardas-parque (vigias e guias), contando com a participação do instituto Geológico, Fundação Florestal, Prefeituras Municipais de Iporanga e Apiaí, Polícia Florestal e de Mananciais, Organizações Não Governamentais (espeleológicas e ecológicas), pesquisadores científicos e um grupo voluntariado de apoio, além de outras instituições.

NÚCLEOS DO PETAR

O PETAR possui quatro núcleos de visitação e apoio às atividades de fiscalização e pesquisa.

O NÚCLEO SANTANA - PETAR localiza-se no vale do rio Betari, uma das paisagens mais notáveis da região. Oferece diferentes roteiros de visitação tais como a caverna de Santana, a trilha do Betari (Caverna Água Suja, Torre de Pedra e cachoeiras do Betarizinho e Andorinhas) e a trilha do Morro-Preto Couto (Gruta do Morro-Preto, cachoeira do Couto e Caverna do Couto).

O NÚCLEO CABOCLOS - PETAR localiza-se na região central do Parque. Com relevo de planalto e altitude mais elevada, constitui-se ponto de partida para visitas em cavernas (Chapéu, Aranhas, Água Sumida, Arataca, Pescaria e outras) cachoeiras (Sete Reis e Maximiniano) e outros atrativos. Apresenta infra-estrutura com área de acampamento, sanitários e lavanderia.

O NÚCLEO OURO GROSSO - PETAR, situado próximo ao bairro da Serra (Vale do Betari), conta com um, centro de Educação Ambiental para o desenvolvimento de atividades junto à comunidade local e a rede escolar, além do atendimento aos grupos que executam trabalhos de interpretação ambiental, possuindo um pequeno museu com utensílios tradicionais da região.


O NÚCLEO CASA DE PEDRA - PETAR, através de uma bela trilha, dá acesso para uma das cavernas com um dos maiores pórticos de entrada do mundo (215 metro de altura) – a Casa de Pedra. O Núcleo conta com uma base de fiscalização e controle turístico, localizada no vale do rio Iporanga.


NORMAS GERAIS DO PETAR

Horário de visita aos Núcleos: de terça a domingo, das 8h às 17h;
Para acesso às áreas de visitação restrita é necessária uma solicitação prévia junto à Administração do PETAR;
Antes de sair para seu passeio, preencha a Ficha de Visitação junto ao Posto de Guias e oriente-se com os funcionários. A visitação somente é permitida nos roteiros turísticos pré-determinados.
É fundamental que um guia do Parque ou monitor credenciado faça o acompanhamento;
São cobradas dos visitantes, taxa de ingresso e serviço de monitoria para áreas de visitação extensiva (solicitação prévia);
Reservas de grupos organizados de excursão, devem ser feitas com devida antecedência;
É obrigatória a utilização de vestuário adequado e equipamentos de segurança de acordo com o tipo de atividade pretendida;
Dentro da área do PETAR não é permitido o porte de qualquer espécie de arma ou de materiais destinados à caça e pesca.

DICAS E RECOMENDAÇÕES GERAIS - PETAR

O respeito para com o ambiente, outros visitantes e funcionários do parque, assegura um passeio agradável e proveitoso;
Muitos acidentes podem ser evitados pelo uso de equipamentos básicos e adequados (capacete, lanterna, calçado anti-derrapante, vestimentas confortáveis e outros);
Traga de volta todo lixo que produzir (orgânico e inorgânico), guardado-o em sacos plásticos que deverão ser depositados nos latões de lixo existentes;
Evite o uso de sabonete, shampoo ou derivados nos rios e cachoeiras;
Não retire ou colete sementes, plantas e materiais rochosos;
Evite consumir bebidas alcóolicas no Parque;
Siga pela trilha principal e não abra trilhas variantes (atalhos);
Nas cavernas não retire absolutamente nada, nem mesmo pedras soltas e não toque nos espeleotemas (estalactites e estalagmites) para não alterar sua formação e não sujá-los;
Não fume no interior da caverna, pois a fumaça é prejudicial a este delicado ambiente.

COMO CHEGAR NO PETAR

O PETAR situa-se na região do Alto Ribeira, sudoeste do Estado de São Paulo, há cerca de 320 KM da Capital, nos municípios de Iporanga (75%) e Apiaí (25%), podendo ser acessado pelas rodovias Castelo Branco ou Régis Bittencourt.


Telefones : (15) 3556-1273  (15) 3556-2021


Email - petar@petar.com.br





sábado, 14 de maio de 2011

RAFTING EM BROTAS - INTERIOR DE SÃO PAULO





Rafting é o mais famoso esporte de aventura praticado em Brotas.


A descida de rio, passando por corredeiras e quedas de até 3 metros se dá em botes infláveis com capacidade para até 7 pessoas mais um instrutor.


A cada 5 botes acompanha um caiaqueiro de segurança.


Os equipamentos obrigatórios e fornecidos pela operadora são remo, colete e capacete (jaquetas também podem ser fornecidas em dias frios). Antes do passeio ocorre uma instrução preparatória. O transporte de ida e volta fica por conta da operadora.


Há 3 variações para esse passeio:


Rafting, no trecho mais agitado do rio (Baixo Jacaré), com corredeiras e quedas classe III e IV com duração de 2:30 horas de rio (um período no total - manhã ou tarde, com instrução preparatória e transporte).


Rafting noturno, praticado no mesmo trecho, em noites de lua cheia. É fornecida uma luz química para cada praticante para aumentar a segurança.
Mini-rafting (floating), praticado no trecho do Alto Jacaré, um trecho mais calmo de classe I e II, com duração de 1:00 hora de rio (um período no total - manhã ou tarde, com instrução preparatória e transporte).


QUEM PROCURAR?
Alaya Expedições - www.alaya.com.br - (14) 3653 5656
EcoAção - www.ecoacao.com.br - (14) 3653 9140
Território Selvagem - www.territorioselvagem.com.br - (14) 3653 3248