sexta-feira, 15 de junho de 2012

DICA DE TURISMO - SANTOS - LITORAL PAULISTA


Plataforma Emissário Submarino


             Situa-se na praia do José Menino. O projeto para esta Área, de aproximadamente 43 mil m², inclui a construção do Museu Pelé, com 3 mil m². A Área restante será reurbanizada, constituindo-se num espaço de múltiplo uso para abrigar eventos culturais, esportivos e beneficentes.

Praia do Gonzaga

         Infra-estrutura presente: Cine Arte, Concha Acústica, posto de informações turísticas, quiosques, calçadão, jardim, chuveiros e telefones públicos.



Ponta da Praia

                   Estreita e margeada por muretas, fica junto à entrada do Estuário de Santos e é lá que se localizam os clubes de regatas. Também é ponto de saída de barcos para pescaria, mergulho, passeios pela Baía de Santos e de balsas ininterruptas para o Guarujá. Infra-estrutura presente: calçadão, jardim, chuveiros, telefones públicos e caixa eletrônico.

Aquário de Santos

                    Em seus 35 tanques de água doce e salgada estão expostas cerca de 90 espécies identificadas por fotos e textos. O casal de lobos-marinhos é a maior atração. O Aquário foi inaugurado em 1945 e tornou-se ponto de referência no socorro aos animais marinhos que aparecem feridos na orla. Tem 1mil m² e será ampliado em cerca de 80%. Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n. Tels.: (13) 3236-9996 / 3273-1888 - E-mail: aquario@usc.stcecilia.com.br


Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat

                 Acesso a partir do bonde funicular que parte da Pça. Correa de Melo, 33 ou por uma escadaria de 415 degraus, com nichos representando a via sacra. Construída em 1603, é cenário de festejos religiosos em honra da padroeira de Santos, no dia 8 de setembro.

Casa da Câmara e Cadeia

                Monumento arquitetônico em estilo colonial, cuja construção terminou em 1869, quando recebeu o Senado da Câmara, que ali funcionou até 1894. Em 1870, no andar térreo, foi instalada a Cadeia de Santos, até cerca de 1950. Atualmente abriga as Oficinas Culturais Pagu, a Delegacia Regional de Cultura e a Federação Santista de Teatro Amador. Pça. dos Andradas, s/n. Tel.: (13) 3219-7456.

Casa de Cultura da Mulher Negra

                      Tem o intuito de manter as tradições afro-brasileiras acesas, com acervo sobre a raça negra e suas manifestações culturais. R. Prof. Primo Ferreira, 22. Tel.: (13) 3221-2650.

Casa do Café

                É um ponto pitoresco da cidade, onde se pode saborear várias receitas à base de café. Porto de Santos, em frente ao Armazém XVI. Tel.: (13) 3222-6617.


Casa do Trem Bélico

                   É a construção mais antiga da cidade. Funcionava como arsenal bélico que abastecia as fortalezas militares locais. Embora só no Rio de Janeiro e Bahia tenham sido erguidas construções do gênero, mantém as características originais da época colonial, feita com uma mistura de pedra, cal de sambaqui e óleo de baleia. R. Tiro Onze, 11. Tel.: (13) 3221-1385.  

Casarões do Valongo

                É o nome que se dá às ruínas de um conjunto arquitetônico, o primeiro bloco datado de 1867 e o segundo de 1872. Construídos em estilo neo-clássico, os edifícios foram utilizados como residências até 1895 e abrigaram a Câmara Municipal e a Intendência (segunda sede do poder Executivo Municipal).


Jardim Botânico Chico Mendes

                      É um parque público que abriga em seus 90 mil m² um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais. O objetivo do parque é preservar principalmente espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, no local também há uma biblioteca técnica para consultas, sala de aula e laboratórios. R. João Fraccaroli, s/n. Tel.: (13) 3230-2905.

Museu de Pesca

                  O prédio, erguido em 1908, serviu como escola por vários anos. Só começou a tomar forma e denominação de museu em 1942, quando foi incorporado à sua coleção o esqueleto de uma baleia medindo 23 m, até hoje a maior atração do local. Seu acervo também é composto por exemplares taxidermizados da fauna marinha. Em junho de 2001 foi inaugurada uma Ala Lúdica composta por três ambientes diferentes. Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, na Ponta da Praia - Tels.: (13) 3261-5995 / 3227-5995.


Museu dos Cafés do Brasil

             Possui uma cafeteria com diversidade de grãos tipo exportação. O prédio onde o museu está instalado data de 1922, e foi o endereço da Bolsa do Café até a década de 80. É um dos monumentos arquitetônicos mais significativos do Estado de São Paulo. Também tem grande valor histórico, por sintetizar a importância do café na construção do país. Internamente o ponto alto é a Sala de Pregões, com cadeirado em jacarandá e magnifíco vitral. O museu abriga painéis de Benedicto Calixto que retratam fases da História da cidade. R. XV de Novembro, 95. Tel.: (13) 3219-5585.

Museu do Mar

                Suas 21 mil conchas correspondem à maior coleção do gênero no país, entre as quais se destaca uma gigante de 138 kg. Seu acervo conta com vários exemplares de animais marinhos empalhados, aquários, uma biblioteca com 2.000 volumes e uma videoteca com cerca de 100 títulos. Há também um laboratório que dá suporte aos aquários do museu e classifica espécimes capturados. R. República do Equador, 81. Tel.: (13) 3261-4808.

Orquidário de Santos

                 Fundado em 11 de novembro de 1945, é um parque zoobotânico que mistura características de jardins e aspectos de matas naturais. Possui espécies da Mata Atlântica (pau-brasil, embaúbas, ipês, etc.), além de bromélias samambaias e uma coleção de orquídeas. Abriga também animais silvestres, que vivem em sua maioria soltos pelo Parque. Periodicamente ocorrem exposições e concursos de orquídeas. 
Pça. Washington Luiz, s/n. Tels.: (13) 3237-6970 / 3225-1353.



Outeiro de Santa Catarina

             É o marco de Fundação da Vila de Santos. Na base do morro foi erguida a Capela de Santa Catarina de Alexandria e a primeira Santa Casa de Misericórdia de todos os Santos, que originou o nome da cidade. Após o desbaste do monte para a obtenção do aterro destinado à construção do porto foi erguida, sobre a rocha restante, uma casa acastelada. Atualmente ela abriga a Fundação Arquivo e Memória de Santos. Apresenta um rico acervo de fotos e documentos referentes à História da cidade, além de um laboratório de restauro de papéis e um laboratório fotográfico. R. Visconde do Rio Branco, 48 - Tel.: (13) 3235-6021.

Porto de Santos

            É o primeiro porto do Brasil em movimentação de carga e em instalação, sendo o maior da América Latina e o primeiro do mundo em exportação de café. Sua origem data de 1545 e está vinculada ao tráfico de escravos e ao Comércio do sal. Em 1886, um grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle obteve concessão para construção e exploração do porto e, em 1890, obteve ampliação do prazo para 90 anos. A partir do século XIX contribuiu para a melhoria das condições sanitárias da região e desempenhou papel preponderante no desenvolvimento industrial do Estado e do País. Em 1980, a administração do porto passou a ser exercida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), sociedade de economia mista, sob o controle acionário da Empresa de Portos do Brasil S/A (Portobrás).





Teatro Coliseu

               O prédio original do teatro foi construído em 1896, com a denominação de Companhia Coliseu Santista. O teatro atual foi reconstruído pelo Comendador Manuel Fins Freixo e inaugurado em 1924. Depois de muitos anos de abandono, agora está sendo restaurado e comportará 1.500 espectadores, com assentos especiais para deficientes físicos e obesos. No poço da orquestra será instalado um elevador capaz de suportar o peso de instrumentos e músicos.



terça-feira, 5 de junho de 2012

Estância Hidromineral de Serra Negra - Interior de SP

Estância Hidrômineral de Serra Negra


                 A Estância Hidromineral de Serra Negra apresenta o turismo tradicional, de compras, de eventos e rural. Seu agradável clima de montanha, aliado às fontes de águas minerais com poderes terapêuticos e sua rica beleza natural, tornaram-lhe conhecida como "Cidade da Saúde".



                 Na Estância o turista poderá realizar passeios turísticos tradicionais, seja pelo teleférico que leva ao Monumento do Cristo Redentor, nos trenzinhos que realizam o city tour pela Estância, em fontes diversas ou por belas praças. O contato direto com a natureza se completa com uma visita ao Balneário Municipal, que oferece banhos de imersão, pérola, turbilhão, saunas seca e úmida, duchas e massagens revigorantes.




                   O comércio local apresenta grande variedade de produtos em lã, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios. O turismo rural oferece a possibilidade de visitação em propriedades que desenvolvem desde o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos à fabricação de queijos e vinhos. A vida noturna também se destaca com bares e restaurantes atrativos e animadas casas noturnas. Para bem recepcionar o turista, a cidade conta com uma ampla estrutura hoteleira e excelente serviço de hospedagem, que pode ser comprovado através de luxuosos hotéis, como também junto ao ambiente familiar e informal dos hotéis fazenda.



                 Para a realização dos mais diversos tipos de eventos, Serra Negra mantém em constante atividade o Centro de Convenções Circuito das Águas, o maior complexo para sediar eventos da região. Sua estrutura física compreende três auditórios que totalizam 1400 lugares e mais três salas de apoio. A área de exposições coberta inclui amplo saguão de 4 mil m² que se soma à área externa de 3.640 m² e ao pátio de 4 mil m². O complexo conta com amplo estacionamento, restaurante e lanchonete, ambulatório, telefones públicos e acesso para deficientes.

Se 1 300x209 Concurso Público da Prefeitura de Serra Negra SP 2012  

                  Localizada ao norte do Estado de São Paulo, numa região de 927m de altitude com picos de até 1.300m e rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, Serra Negra possui um ambiente seguro e agradável.


COMO CHEGAR

                   Saindo de São Paulo, você pode utilizar a Via Anhanguera (SP-330) ou a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). Se escolher a Bandeirantes, pegue a entrada para Jundiaí, acessando um trecho da Anhanguera. Na saída para Itatiba/Morungaba, entre à direita, seguindo até encontrar a Rodovia Engenheiro Constancio Cintra (SP-360). Siga no sentido Itatiba/Morungaba/Amparo/Serra Negra. Você passará por essas cidades até chegar a Serra Negra. O trajeto tem 150 quilômetros. Se escolher a Via Anhanguera, (SP-330), entre em Araras, siga para Mogi Mirim, Itapira e Serra Negra.                   

                   Há também um caminho pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), indicado para quem vem do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Aeroporto de Guarulhos ou zona Leste da capital paulista. Percorra a estrada até Bragança Paulista, passando por dentro da cidade. Siga as placas no sentido das cidades de Pinhalzinho/Monte Alegre do Sul/Serra Negra. Esse percurso é mais curto, cerca de 140 quilômetros.Quem está em Campinas pode acessar a Rodovia SP-147, em direção a Mogi Mirim. 

                   Saindo de Belo Horizonte, vá pela rodovia Fernão Dias até Pouso Alegre. Chegando lá, siga em direção à Ouro Fino e Monte Sião até encontrar a Engenheiro Constancio Cintra (SP-360). De lá, siga em direção a Águas de Lindóia, Lindóia e Serra Negra. Vindo do Norte de São Paulo, via Anhanguera, SP-330, entrar em Araras, seguir para Mogi Mirim, Itapira e Serra Negra.Pegue a saída para Jaguariúna, seguindo depois para Pedreira, Amparo e Serra Negra.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

AVENTURA - Deserto do Jalapão - Mateiros - TO

     

   
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e se encontra localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro do Tocantins. O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. 

Sua posição estratégica possui continuidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.




A região é considerada como a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins.

Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

A cidade conhecida como porta de entrada do Jalapão é Ponte Alta do Tocantins.

        O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis, situada a leste do estado do Tocantins, com temperatura média de 30°C, tem área total de 34 mil km², cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.


    

  O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe e que passou a condição de parque estadual a partir de 2001.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.
Lá se encontra a comunidade dos Mumbucas - ex-escravos fugidos da Bahia.
Fauna
          Composta por veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas, gambás, macacos, jacarés, onças, além de cobras (sucuris, cascavéis e jibóias).
Entre as aves estão tucanos, papagaios, araras-azuis, siriemas, emas e urubus.
É possível passar dias no Jalapão sem ver uma única pessoa. A densidade populacional é de 0,8 hab/km².

Fonte Wikipédia


ECOTURISMO - Caminhada na pedra do Sino - Teresópolis - RJ


A Pedra do Sino, com 2.275 metros de altitude, é o ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e um local muito procurado por montanhistas e amantes da natureza. Seus vales e penhascos são imensos e impressionantes, e suas várias plataformas de observação oferecem uma visão panorâmica incrível de toda região. De seu topo avista-se a Baixada Fluminense, a Baía de Guanabara, a cidade de Niterói e a do Rio de Janeiro, avista-se até a Baía de Sepetiba e o Oceano Atlântico, além de outros picos do próprio parque como o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, Escalavrado, além de alguns picos de Friburgo como os Três Picos e o Capacete. Se o tempo estiver bem limpo é possível até ver o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e o morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro.

O acesso para a trilha para chegar na Pedra do Sino é pela portaria do Parque em Teresópolis, a trilha se inicia na Barragem do Rio Beija-Flor, e é uma caminhada é moderada, mas sempre subindo em um zig-zag constante, são cerca de 12 km até o cume, a trilha demora de 4 a 6 horas para ser completada, mas com certeza o visual compensa. Durante a trilha é possível observar a rica vegetação de Mata Atlântica até a vegetação de campos de altitude, exuberante e de pequeno porte, com plantas de diversas famílias, destacando-se em particular, éricas, bromélias e orquídeas.


É possível acampar no cume, mas o melhor local para armar sua barraca é o abrigo 4 que fica a uns 20 min antes no cume. O abrigo possui uma boa área para acampamento além de seu chalé de madeira onde se pode alugar uma boa cama e até sacos de dormir, existe também a possibilidade de tomar um banho quente lá, agora existe um aquecedor a gás, antigamente era um boiler que funciona a energia solar, e só tomava banho quente o primeiro os outros seguintes tomavam banho frio mesmo.


A altitude da Pedra do Sino foi atualizada pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, que nasceu de um acordo de parceria científica entre o IBGE e o Instituto Militar de Engenharia (IME), na maioria dos lugares ainda estão informando erradamente a altitude antiga que é de 2.623 metros.

   Altitude: 2.275 m.
   Nível: Caminhada Moderada. 
   Duração: 4h00min(ida).
   Carta Topográfica: Itaipava
   Atração: Paisagem.

A Trilha / Escalada 

É uma trilha bem marcada, são cerca de 12 km e seu acesso se inicia na barragem do Rio Beija-Flor, permite uma caminhada moderada que leva cerca de 4 a 6 horas para ser vencida. Durante a trilha é possível observar da rica vegetação de Mata Atlântica até a vegetação de campos de altitude, exuberante e de pequeno porte, com plantas de diversas famílias, destacando-se em particular, éricas, bromélias e orquídeas.





Bem perto do cume existe um abrigo, é o abrigo 4, com uma boa área para o camping, mas também existe uma construção de madeira onde se pode alugar uma boa cama e sacos de dormir, existe também a possibilidade de tomar um banho quente lá, agora existe um aquecedor a gás, antigamente era um boiler que funciona a energia solar, e só tomava banho quente o primeiro os outros tomavam banho frio mesmo.



Vias de Escalada 

   Nefelibatas: D6 IV A3.
   Eclipse Oculto: D6 5º VI A3.
   Franco-Brasileira, Via: D6 A3.
   Portal para o infinito: D6 6º V A2.
   Táxi Lunar: D6 7º A4.
   Terra de Gigantes: D6 4º IVsup A4.

Localização 
A Pedra do Sino está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nas terras da cidade de Guapimirim, região serrana estado do Rio de Janeiro.

Acesso
A trilha para a Pedra do Sino se inicia na barragem do Rio Beija-Flor que fica na sede teresopolitana do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.



Como Chegar
O acesso normal para a trilha da Pedra do Sino é feita pela sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que fica na entrada da cidade de Teresópolis.

De Carro:

A partir do Rio de Janeiro, o acesso é pela BR-116 (Rodovia Washington Luiz) até Teresópolis, após entrar na cidade seguir até sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos na própria BR-116.

Se você entrar na BR-116 pela AV Brasil, zere seu hodômetro assim que entrar na BR-116, e depois de 74km você estará de frente para a entrada do Parque PNSO em Teresópolis.

De Ônibus:

Também saem ônibus com muita freqüência da Rodoviária Novo Rio, para Teresópolis (pedir para descer na Sede do Parque, um pouco depois da entrada da cidade – não confundir com a sub-sede, bem abaixo, antes mesmo de subir a serra).

Quando Ir
O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar na Serra dos Órgãos principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável.

Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.

- O camping na montanha só será permitido nos arredores do Abrigo da Pedra do Sino - Abrigo 4 (70 pessoas acampadas e 30 no abrigo) e dos Castelos do Açu (100 pessoas). Nos Castelos do Açu é até possível fazer bivaque em um abrigo improvisado entre as pedras que formam os Castelos. A água, principalmente no inverno é escassa.

- O acampamento ao longo da trilha da Travessia entre a Sede Petrópolis e o Açu, particularmente no Ajax, e entre a Sede Teresópolis e a Pedra do Sino, particularmente no Abrigo 3, está restrito a um pernoite em situações de emergência, devendo ser informado e justificado no registro de saída do grupo.
- É expressamente proibido o acampamento ao longo da trilha da Travessia entre o Açu e a Pedra do Sino. Em caso de acampamento de emergência, como acidentes e problemas graves de orientação devido a condições climáticas adversas, a administração do PARNASO deve ser informada, estando sujeitos a multa aqueles que não apresentarem justificativa aceitável.
- É expressamente proibido e sujeito a multa o acampamento na área do cume da Pedra do Sino e o acampamento fora das áreas citadas acima é proibido e está sujeito a multa, salvo em casos excepcionais e emergenciais devidamente justificados.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Av. Rotariana s/n - Alto
Tel.: (21) 2152-1100



Fonte: Clube dos Aventureiros