segunda-feira, 16 de maio de 2016

CHAPADA DOS VEADEIROS - GO - ECOTURISMO

              



            O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. 

          O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. 

         A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.



CACHOEIRA SANTA BÁRBARA

            A água da Santa Bárbara é uma das mais lindas de Veadeiros. Você chegará até a cachoeira saindo a pé da vila Kalunga Engenho II, por uma trilha plana, mas escorregadia durante a época de chuvas e é preciso atravessar um rio.
          
          A paisagem do caminho é linda, principalmente as colinas cobertas com campos floridos. Como a maioria dos passeios em Veadeiros, o ideal é se programar para sair cedo, para evitar o sol forte, aproveitar a melhor luz para as fotos e ainda curtir um sol quando chegar à cachoeira. A Santa Bárbara está em uma parte particularmente confinada do rio, assim você só terá sol incidindo por volta do meio dia.



CACHOEIRA DO SEGREDO

           A Cachoeira do Segredo é uma imponente queda de 115 metros de altura. Aliás, só a caminhada até a enorme queda já é uma atração em si. Além de passar por paisagens do Cerrado muito diferentes, você cruza 14 vezes os rios Segredo e São Miguel, o que permite vários banhos ao longo do trajeto. Guarde fôlego para a piscina natural mais bonita, a duas horas a pé da sede do estacionamento. É quando surge um poço cheio de peixes (alguns bem grandinhos) e uma prainha no canto esquerdo. Aproveite para tomar sol neste lugar, pois não é qualquer um que encara o gelado e profundo Poção do Segredo.

             A Cachoeira do Segredo é sem dúvidas, uma das melhores (se não a melhor) atrações da belíssima Chapada dos Veadeiros. São mais de 7 km (só de ida) de trilha passando por paisagens incríveis, cruzando várias vezes os rios (prepare-se para se molhar) e passando por excelentes pontos para banho. Mas o que torna esta cachoeira tão impressionante, além da sua linda queda por entre gigantescos paredões de pedra, é o poço para banho que encontramos alguns quilometros antes da cachoeira. Com tantas belezas juntas, não é difícil entender porque a Cachoeira do Segredo nos encantou e tornou-se uma das cachoeiras preferidas da nossa equipe.

- É cobrada taxa de entrada por pessoa.
- É cobrada taxa de estacionamento.
- Trilha considerada de difícil acesso.
- Durante a época da seca, é possível ir de veículo 4x4 até bem próximo da queda (cerca de 3km)




Como Chegar

              De carro,partindo da capital federal, que está a cerca de 250 km de Alto Paraíso, o viajante deve pegar a BR 020, em direção a Formosa (GO). Após a cidade de Planaltina, é preciso prestar atenção ao trevo que indica a GO 118, rodovia que leva a Alto Paraíso e passa por São Gabriel e São João D'Aliança. De lá, pegue a GO 327 (estrada de terra) em direção a Colinas do Sul e percorra 38 km até o Povoado de São Jorge, onde está a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

          O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o de Brasília. Por isso, a melhor maneira de chegar até lá é de carro ou ônibus. Na região, vale a pena contratar um guia para conhecer as atrações e se locomover mais facilmente. 


. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário