terça-feira, 17 de maio de 2016

PETRÓPOLIS - RJ - ECOTURISMO E MUITA HISTÓRIA

               


            Petrópolis é um município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ocupa uma área de 795,798 km², contando com uma população de 305 917 habitantes (2014), segundo o IBGE. Além de ser a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense, também detém o maior PIB e IDH da região.

               

             O clima ameno, as construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e indústria. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando "Cidade de Pedro"). É frequentemente chamada de "Cidade Imperial", por ser a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso.

            


ECOTURISMO E OUTROS ESPORTES

     O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que se espalha pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Magé, é cenário para a prática de esportes. O trekking está entre as atividades mais procuradas e há opções para atletas de todos os níveis - a caminhada que leva à cachoeira Véu da Noite, com 42 metros de queda, dura uma hora e meia; enquanto a que termina na Pedra do Açu, a 2.200 metros de altitude, exige cinco horas nas trilhas. As turmas do rapel e do canyoning também marcam presença nas cachoeiras do parque. Todas as atividades devem ser praticadas com o acompanhamento de guias.



ATRAÇÕES 

        História e natureza se misturam na principal cidade da serra fluminense, encravada na Serra dos Órgãos. A proximidade com o Rio de Janeiro fez com que a corte imperial encontrasse na cidade seu endereço de veraneio. O resultado foi a construção de palácios para abrigar a realeza. O principal deles - o Imperial - hoje transformou-se no Museu Imperial que exibe, entre tantos objetos e documentos, a coroa de D. Pedro II. Próximo dali, o Palácio de Cristal foi inspirado no Crystal Palace londrino. As lápides de importantes membros da realeza brasileira estão na gótica Catedral de São Pedro de Alcântara. Aventureiros sempre sobem a serra para fazer as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em especial a dura travessia até Teresópolis.



COMO CHEGAR



De avião
Os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro, a 65 quilômetros

De carro
Vindo dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, acesso pela BR-040. vindo de São Paulo, acessos pela Via Dutra e BR-040

De ônibus
As empresas Única (21-2263-8792), Útil (http://www.util.com.br/) e Salutaris (http://www.salutaris.com.br) têm ônibus partindo de cidades do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo

Circulando
Para circular pelo Centro Histórico, ande a pé - ou então, faça um city tour a bordo das charretes estilizadas que remetem às carruagens do século 19. Na hora de passear pelos arredores, use o carro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário