segunda-feira, 23 de maio de 2016

TURISMO DE AVENTURA - VALE EUROPEU - SC



O Vale do Rio Itajaí-Açu foi colonizado por imigrantes europeus, principalmente os alemães, que fundaram Blumenau em 1850. No último quarto do século XIX, os italianos instalaram-se próximo às povoações germânicas já existentes. Os descendentes desses povos preservam os costumes dos antepassados na culinária, na arquitetura, no folclore, nas danças e nas festas. A natureza privilegiada da região propicia inúmeras opções de ecoturismo e turismo de aventura.

 A cultura germânica são marcas registradas de cidades como Blumenau, Pomerode e Brusque, as construções em estilo enxaimel, ruas floridas e bem cuidadas, culinária e festas típicas como em Blumenau a Oktoberfest, Brusque a Fenarreco. Em Pomerode cidade mais germânica do país dê um pulo no bairro Testo Alto, onde há muitas casas enxaimel. A cultura italiana tem seu primeiro núcleo de colonização na região e está presente em municípios como Nova Trento, São João Batista. Muitas pessoas são atraídas pelo turismo de compras já que o Vale Europeu abriga pólos têxteis, calçadistas, centro de venda de cristais e porcelanas. Outro município o turismo religioso também tem seu lugar. O maior centro religioso do Estado e segundo maior do Brasil fica em Nova Trento, no Santuário de Santa Paulina. Em Brusque fica o Santuário de Azambuja, que também atrai muitos fiéis. O ecoturismo é mais presente nos municípios de Ibirama e Apiúna, onde ficam algumas das maiores corredeiras para prática de rafting, enquanto Rio do Sul é conhecido como a Capital dos Esportes Radicais, onde os apaixonados pelo ecoturismo poderão praticar rapel, trekking, canyoning e vôo livre.



Blumenau – a maior cidade da região – e Pomerode – “a cidade mais alemã do Brasil” – são as melhores representantes da colonização germânica no Vale, preservando um pedaço da Alemanha encravado em Santa Catarina. Os italianos, responsáveis pela maior corrente de imigração para o Estado, também se fazem presentes no Vale Europeu, onde fundaram seu primeiro núcleo de colonização, em 1836, situado no atual município de São João Batista. Outras cidades típicas italianas são Rodeio e Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina. O Vale também tem vocação para o ecoturismo, com destaque para a parte alta, onde fica um dos melhores locais para a prática de rafting no Brasil.


ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA
No Alto Vale, a geografia de cidades como Ibirama, Apiúna, Doutor Pedrinho, Presidente Getúlio e Rio do Sul, entre outras, além de ser ideal para o ecoturismo e o turismo de aventura, oferece excelentes condições para os esportes de aventura. As corredeiras do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes estão entre as melhores do Brasil para a prática de rafting. Os maravilhosos cenários naturais de Rio de Cedros – lagos cercados por florestas e montanhas – merece uma visita.


COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS (Rodoviário):
São Paulo = 850 km
Curitiba = 280 km
Florianópolis = 220 km
Joinville = 160 km
Itapema = 145 km
Balneário Camboriú = 130 km
Itajaí­ = 110 km
Jaraguá do Sul = 110 km
Blumenau = 60 km

AEROPORTOS PRÓXIMOS:
Navegantes (NVT) = 100 km
Florianópolis (FLN) = 220 km



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário